Está limpo? Podemos voltar com segurança?

Está limpo? Podemos voltar com segurança?

Está limpo? Podemos voltar com segurança? Essas são as dúvidas que muitos funcionários e dirigentes de empresas estão se fazendo no mundo todo e também nos fazem no dia a dia . Afinal, foram meses de afastamento dos locais de trabalho para garantir a saúde e segurança de todos. Para tirar essa dúvida, a Limpidus, empresa 100% brasileira, especialista em limpeza, presente em 13 países e com mais de 40 anos de atividades, desenvolveu o Guia de Retomada de Operações COVID19, que tem por objetivo definir protocolos seguros e garantir  tranquilidade para que as pessoas possam voltar e que seus locais de trabalho  estejam limpos, saudáveis e seguros.

Segundo Fernando Sodré, presidente da Limpidus, “O COVID19 bagunçou geral, como diz o povo… Afetou profundamente a forma como a pessoas vivem, se relacionam e trabalham. Vemos que o distanciamento social é o que dá mais sensação de segurança para as pessoas mas também estamos vendo que todo mundo passou a valorizar mais a limpeza e a forma como é feita. Todos estão abertos a ouvir e entender o que fazemos, porque fazemos e isso daqui para frente será um divisor de águas em relação a terceirização de limpeza. Precisamos retomar nossa vida, retomar as relações pessoais e profissionais com total segurança. E essa é nossa especialidade”.

Enxergamos dois grandes desafios neste momento, tanto para os gestores de facilities como para as empresas prestadoras de serviços de limpeza. Em primeiro lugar, restabelecer a confiança das pessoas com relação a limpeza e segurança dos locais de trabalho , para o nível de antes da pandemia. Em segundo lugar, fazer que o primeiro ocorra e para isso precisamos garantir que os protocolos de limpeza sejam efetivamente cumpridos e todos os cuidados sejam realmente  observados.

Em nosso Guia de Retomada de Operações COVID19 e em nossas orientações de trabalho a toda nossa rede, cuidamos destes aspectos da seguinte forma:

1. Enfatizamos os cuidados com relação a higiene pessoal, uso de epi’s, definição de produtos e diluições, procedimentos de limpeza adequados e atenção as regras de distanciamento pessoal, como no transporte público, ida ao mercado, etc
2. Enfatizamos a necessidade de tornar o serviço de limpeza mais  visível,  pois na medida que as pessoas enxergam uma pessoa limpando de forma correta, sua sensação de segurança aumenta
3. Desenvolvemos processos de desinfecção com equipamentos eletrostáticos, produtos importados usados na China com ação ativa por 90 e 365 dias e investimos também em equipamentos de controle de qualidade que medem o grau da infecção das superfícies por medição do nível de ATP. ATP é a energia das células, é a molécula encontrada dentro e ao redor das células dos vírus e bactérias. A quantidade de ATP numa superfície indica o nível de presença de patógenos e microrganismos nocivos à saúde humana.

Essa tecnologia , altera a sensação do “eu acho que está limpo” para “eu sei que está limpo”.

Além disso, o foco na maior frequência de  sanitização dos pontos de alto contato como maçanetas, interruptores, puxadores de porta , etc passou a ser nossa maior prioridade juntamente com o cuidado com a lavagem de panos,  descarte do lixo e cuidados com o uso e limpeza das luvas.

Segundo Fernando Sodré, “Não tivemos de fazer grandes mudanças para nos adequarmos aos novos protocolos, pois toda a tecnologia que já usávamos no dia a dia antes da pandemia continua sendo a mais recomendada neste momento. Não só o produto que já usávamos para limpeza geral e desinfecção de superfícies a base de Peroxido de Hidrogênio foi mantido, como também a utilização de panos de limpeza de microfibras de cores diferentes, para cada local para evitar a contaminação cruzada . Assim ,nosso trabalho foi mais encima dos hábitos diários com relação a higiene e uso de epi’s e na conscientização das pessoas com relação a importância de seu trabalho ”  

Da desconfiança a certeza

Nosso desafio como empresa especializada em limpeza de ambientes corporativos, é fazer as pessoas mudarem sua percepção em relação a limpeza. “Trocar a desconfiança se o ambiente está limpo para a certeza que o ambiente está limpo. Esse é o nosso trabalho em todos os mais de 4000 clientes que cuidamos no dia a dia , tanto no Brasil como  nos 13 países que estamos presentes, sejam  escritórios, hotéis, lojas, academias de ginastica, escolas, indústrias, centros de convenção e tudo mais que cuidamos no dia a dia “, enfatiza Fernando Sodré.


  • Compartilhe:
Solicite um orçamento