Secador de mãos elétrico ou toalheiro?

Secador de mãos elétrico ou toalheiro?

secador e toalheiro

Secador de mãos elétrico ou toalheiro. Saber qual gera menos impacto ao meio ambiente é difícil.

Por isso a dúvida entre adotar secador elétrico ou toalheiro é frequente. A incerteza aumenta à medida que as pessoas vão se tornando cada vez mais conscientes em relação à sustentabilidade.

Entre usar energia elétrica e papel, um raciocínio comum é: “o mundo precisa economizar energia, e papel é reciclável. Então, o toalheiro é melhor”. Não é bem assim. O papel toalha usado, feito de papel reciclado ou não, não pode ser reciclado, então o seu uso produz grande volume de lixo, diferentemente do secador elétrico.

Além disso, os papéis passam por um processo de branqueamento com cloro, o que é prejudicial ao meio ambiente – mas o uso de alternativas mais limpas já teve início.

O processo de extração de celulose da madeira para fabricação do papel, consome muita água e energia. O ideal é que a água seja tratada pelo próprio fabricante de papel e que a energia usada seja limpa. Também é importante que a madeira seja de reflorestamento, e a maioria é, até porque reflorestar é mais econômico para os fabricantes.

Algumas estimativas dão conta de que são necessárias cerca de 17 árvores para produzir uma tonelada de papel. Mas as fazendas de reflorestamento podem ser benéficas: ocupam áreas desmatadas e colaboram para minimizar o aquecimento global, pois as matas de pinus e eucalipto, que crescem rapidamente, retiram do ar mais gás carbônico do que as árvores adultas das florestas.

Fernando Sodré, CEO da Limpidus, explica que muito importante, nesta escolha é considerar toda a cadeia de valor envolvida. “A que traz o ar quente que seca as mãos é curta e baseada em energia elétrica. O ciclo da toalha de papel é longo, e passa, inclusive, pelo transporte em caminhões. Sequer termina quando secamos a mão, pois é preciso sacos plásticos para recolher o lixo, e sabemos que a maioria não é ecológica, além de caminhões para levá-los aos aterros sanitários”, resume o especialista.

E na sua empresa, qual foi a escolha, secador de mãos elétrico ou toalheiro ?


  • Compartilhe:
Solicite um orçamento